Vídeo falando sobre oralidade e escrita
Fala e escrita
•A escrita é vista como estrutura complexa, formal.A fala uma estrutura simples, informal.
•A escrita sempre foi considerada a verdadeira forma de linguagem, e a fala instável.
A questão do ensino da fala
•A ciência lingüística vem dando atenção ao estudo da fala.
•Segundo Bechara (1985), não se trata de ensinar a fala na escola, mas sim a sua grande variedade de usos.
•Tem – se criado consciência de que a oralidade tem um papel no ensino de língua.
•A ciência lingüística vem dando atenção ao estudo da fala.
•Segundo Bechara (1985), não se trata de ensinar a fala na escola, mas sim a sua grande variedade de usos.
•Tem – se criado consciência de que a oralidade tem um papel no ensino de língua.
Capítulo I : A organização da fala e da escrita.
Fatores constitutivos da atividade conversacional:
•A partir de meados da década de 60, a linguagem passa a ser incorporada, nas análises textuais, a observação das condições de produção de cada atividade interacional;
•Torna-se fundamental analisar como se instaura a conversação;
•A fala(ou a conversação) se caracteriza pela organização:relativamente simétrico ou relativamente assimétrico;
•Conversação relativamente simétrico - ambos os interlocutores têm o mesmo direito de tomar a palavra, de escolher o tópico discursivo, etc.
•Conversação relativamente assimétrica – ocorre quando cada um dos interlocutores a começar o diálogo, conduzi-lo e mudar o tópico discursivo.
•É possível detectar – se um caráter interativo em toda a atividade conversacional;
•A conversação, segundo Schegloff, caracteriza-se em três elementos:realização (produção), interação e organização(ordem).
•O discurso conversacional é um processo que se realiza continuamente durante a interação e só assim é identificável;
•Ventola(1979)propõe um modelo de organização conversacional a partir de conversações espontâneas, valorizando as seguintes variáveis:
•O tópico ou assunto – é um meio de estabelecimento e manutenção dos relacionamentos sociais, abre e mantém o canal de comunicação.
•Situação – a situação em que se fala pode afetar a conversação.
•Papéis dos participantes – o papel social de cada um determina que tipo de fala devemos usar em uma situação social particular.
•Modo – compete a um grau maior ou menor de formalidade.
•Meio – corresponde ao canal de comunicação pelo qual a mensagem é transmitida oralmente ( face a face, via telefone, Internet, etc.)
•O texto conversacional é criação coletiva e se produz não só interacionalmente, mas também de forma organizada.
•O texto falado deixa entrever plenamente seu processo de organização, tornando-se possível perceber sua estrutura, bem como suas estratégias organizacionais.
Níveis de estruturação do texto falado
Níveis da estrutura da conversação:
•Local – conversação estabelecida por meio de turnos.EX: Pergunta / resposta, convite – aceitação, convite – recusa, saudação – saudação.
•Global – Nela também ocorre a organização local, mas permite a movimentação do tópico que se inicia, fazendo um a certa interrupção sendo depois retomado.
A estrutura do texto escrito:
•Parágrafo:uma unidade de construção do texto escrito.
•A cada parágrafo deve relacionar-se uma única idéia importante.
•Utilização de recursos visuais para identificação dos parágrafos.
•Organização:introdução, desenvolvimento e conclusão.
•A diversidade de textos implica diversidade de construção de parágrafos.
•Núcleo de parágrafo de diferentes tipos de textos:
•Dissertativos - uma determinada idéia.
•Narrativo – um episódio.
•Descritivo – um quadro.
•A construção de um parágrafo exige que este apresente unidade, coerência, concisão e clareza.
•Parágrafo de transição: utilizado para que o encadeamento das idéias se faça de maneira coesa e harmoniosa.
•A partir de meados da década de 60, a linguagem passa a ser incorporada, nas análises textuais, a observação das condições de produção de cada atividade interacional;
•Torna-se fundamental analisar como se instaura a conversação;
•A fala(ou a conversação) se caracteriza pela organização:relativamente simétrico ou relativamente assimétrico;
•Conversação relativamente simétrico - ambos os interlocutores têm o mesmo direito de tomar a palavra, de escolher o tópico discursivo, etc.
•Conversação relativamente assimétrica – ocorre quando cada um dos interlocutores a começar o diálogo, conduzi-lo e mudar o tópico discursivo.
•É possível detectar – se um caráter interativo em toda a atividade conversacional;
•A conversação, segundo Schegloff, caracteriza-se em três elementos:realização (produção), interação e organização(ordem).
•O discurso conversacional é um processo que se realiza continuamente durante a interação e só assim é identificável;
•Ventola(1979)propõe um modelo de organização conversacional a partir de conversações espontâneas, valorizando as seguintes variáveis:
•O tópico ou assunto – é um meio de estabelecimento e manutenção dos relacionamentos sociais, abre e mantém o canal de comunicação.
•Situação – a situação em que se fala pode afetar a conversação.
•Papéis dos participantes – o papel social de cada um determina que tipo de fala devemos usar em uma situação social particular.
•Modo – compete a um grau maior ou menor de formalidade.
•Meio – corresponde ao canal de comunicação pelo qual a mensagem é transmitida oralmente ( face a face, via telefone, Internet, etc.)
•O texto conversacional é criação coletiva e se produz não só interacionalmente, mas também de forma organizada.
•O texto falado deixa entrever plenamente seu processo de organização, tornando-se possível perceber sua estrutura, bem como suas estratégias organizacionais.
Níveis de estruturação do texto falado
Níveis da estrutura da conversação:
•Local – conversação estabelecida por meio de turnos.EX: Pergunta / resposta, convite – aceitação, convite – recusa, saudação – saudação.
•Global – Nela também ocorre a organização local, mas permite a movimentação do tópico que se inicia, fazendo um a certa interrupção sendo depois retomado.
A estrutura do texto escrito:
•Parágrafo:uma unidade de construção do texto escrito.
•A cada parágrafo deve relacionar-se uma única idéia importante.
•Utilização de recursos visuais para identificação dos parágrafos.
•Organização:introdução, desenvolvimento e conclusão.
•A diversidade de textos implica diversidade de construção de parágrafos.
•Núcleo de parágrafo de diferentes tipos de textos:
•Dissertativos - uma determinada idéia.
•Narrativo – um episódio.
•Descritivo – um quadro.
•A construção de um parágrafo exige que este apresente unidade, coerência, concisão e clareza.
•Parágrafo de transição: utilizado para que o encadeamento das idéias se faça de maneira coesa e harmoniosa.
Capítulo II : Coesão e Coerência no texto falado
•A coesão e coerência constituem fatores básicos de textualidade.
•Coesão revela-se às vezes, por meio de marcas formais na estrutura lingüística.
•A análise dos elementos de coesão deve ser feita de modo específico.
•A coerência, pode ser definida como um princípio de interpretabilidade do texto que envolve fatores de ordem cognitiva, lingüística e interacional.
•A analise da coesão e da coerência no texto falado deve ser feita de modo distinto da análise feita em textos escritos.
•Turno é a produção d e um falante enquanto ele está com a palavra, incluindo o silêncio.
•Tópico discursivo é “ aquilo sobre o que se está falando, é um elemento estruturador da conversação.
•O tópico discursivo apresenta as seguintes propriedades:
Ø Centração: É o falar acerca de algo, é uma questão de conteúdo;
Ø Organicidade: Estabelece a partir de uma relação de interdependência.
Ø Delimitação local: É marcado por inicio, desenvolvimento e fecho.
•Coesão revela-se às vezes, por meio de marcas formais na estrutura lingüística.
•A análise dos elementos de coesão deve ser feita de modo específico.
•A coerência, pode ser definida como um princípio de interpretabilidade do texto que envolve fatores de ordem cognitiva, lingüística e interacional.
•A analise da coesão e da coerência no texto falado deve ser feita de modo distinto da análise feita em textos escritos.
•Turno é a produção d e um falante enquanto ele está com a palavra, incluindo o silêncio.
•Tópico discursivo é “ aquilo sobre o que se está falando, é um elemento estruturador da conversação.
•O tópico discursivo apresenta as seguintes propriedades:
Ø Centração: É o falar acerca de algo, é uma questão de conteúdo;
Ø Organicidade: Estabelece a partir de uma relação de interdependência.
Ø Delimitação local: É marcado por inicio, desenvolvimento e fecho.
Marcadores conversacionais
•Função interacional qualquer na fala.
•Podem ser produzidos tanto pelo falante, quanto pelo ouvinte.
•Podem ser verbais, prosódicos e não – lingüísticos.
•Marcadores verbais apresentam uma subdivisão em quatro grupos:
Ø Marcador simples; ex.:agora, então, aí.
Ø Marcador composto; ex.:então, daí, aí depois.
Ø Marcador oracional; ex.:eu acho que, quer dizer.
Ø Marcador prosódico; ex.: Fazem parte deste grupo a entonação, a pausa, entre outros.
•Eles constituem um elemento de articulação textual.
•Os marcadores conversacionais são, portanto, elementos que auxiliam o desenvolvimento interacional da atividade em pauta.
Par adjacente
•(pergunta – resposta, convite – aceitação ou recusa, saudação – saudação) elemento básico de interação.
•Funciona como elemento introdutor do tópico do tópico discursivo.
•Podem ser usadas para introdução de tópicos, continuidade de tópicos, redirecionamento dos tópicos, mudança de tópicos.
•Este capítulo busca examinar os fatores de coesão e coerência no texto falado, evidenciando elementos próprios dessa modalidade.
•Função interacional qualquer na fala.
•Podem ser produzidos tanto pelo falante, quanto pelo ouvinte.
•Podem ser verbais, prosódicos e não – lingüísticos.
•Marcadores verbais apresentam uma subdivisão em quatro grupos:
Ø Marcador simples; ex.:agora, então, aí.
Ø Marcador composto; ex.:então, daí, aí depois.
Ø Marcador oracional; ex.:eu acho que, quer dizer.
Ø Marcador prosódico; ex.: Fazem parte deste grupo a entonação, a pausa, entre outros.
•Eles constituem um elemento de articulação textual.
•Os marcadores conversacionais são, portanto, elementos que auxiliam o desenvolvimento interacional da atividade em pauta.
Par adjacente
•(pergunta – resposta, convite – aceitação ou recusa, saudação – saudação) elemento básico de interação.
•Funciona como elemento introdutor do tópico do tópico discursivo.
•Podem ser usadas para introdução de tópicos, continuidade de tópicos, redirecionamento dos tópicos, mudança de tópicos.
•Este capítulo busca examinar os fatores de coesão e coerência no texto falado, evidenciando elementos próprios dessa modalidade.
Um comentário:
O resumo me ajudou muito em um trabalho da faculdade. obrigada!
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