terça-feira, 19 de maio de 2009

Impressões sobre a avaliação formativa:

O trabalho com o portfólio eletrônico é uma novidade quando falamos em avaliação.

Tratando-se de uma novidade, traz receios desde sua construção, pois sabemos que estaremos sendo avaliados a cada passo que dermos.

Estamos muito acostumados a ver as avaliações serem praticadas nas escolas de forma tradicional, autoritária e unilateral, onde o principal foco é a classificação do aluno, deixando em segundo plano o processo de aprendizagem.

E o portfólio eletrônico foi apresentado como uma avaliação formativa para quebrar este paradigma e colocar a aprendizagem como foco principal. Dando a oportunidade de postar toda construção de conhecimento elaborada durante as aulas e leituras. Isso exige do avaliador que esteja plenamente definido de suas finalidades e como este projeto será inserido para que seja diminuída a desigualdade causada por outros métodos avaliativos.

Deste modo, espero que a avaliação formativa venha nos auxiliar e desenvolver no campo da aprendizagem, sempre tendo o professor como auxiliador, dando orientação e suporte. possibilitando a detecção das dificuldades ou progressos, de que maneira estamos interpretando e entendendo tal assunto, caso haja algum desajuste possa ocorrer a correção necessária ao progresso do nosso conhecimento.

Nenhum comentário: