quinta-feira, 18 de junho de 2009

O texto ‘’ contextos de alfabetização na aula’’, de Ana Teberosky e Nuria Ribera nos apresentam pontos relevantes no contexto da alfabetização em sala de aula.

Além da extrema importância que o professor exerce como mediador é de suma importância a participação da família na construção do conhecimento da criança, pois quando o adulto insere o educando num ambiente propício ao desenvolvimento e incentivando a participação na leitura, escrita, eventos culturais e outras coisas do gênero é bem mais provável que seu aprendizado seja diferenciado daquele que não teve acesso as mesmas informações, daí fazendo a diferenciação daquelas que são apontadas por possuírem déficit de aprendizagem e não pelo meio econômico,que pode dificultar os meios de infra-estrutura e oportunidades.

A criança possui grande capacidade observar e interagir, neste momento o adulto deve apresentar uma diversidade textual para que não limite o reconhecimento de diversos gêneros e tipos textuais e ainda ajude a desenvolver sua capacidade cognitiva e lingüística.
O adulto não deve atuar como um escriba nem tão pouco fazer da criança um mero reprodutor e sim elaborar estratégias que venham a estimular a criança a ter prazer em se envolver como o mundo da leitura e escrita da mesma maneira que devora um doce e cabe aos atores envolvidos na educação deste, abrir os caminhos para a autonomia aluno.

Nenhum comentário: