terça-feira, 28 de julho de 2009

Os problemas cognitivos na construção da representação escrita da linguagem.

Para melhor compreender o texto alfabetização em processo da autora Emilia Ferreiro, pedi a contribuição da minha irmãzinha Alana que atualmente esta com 4 anos e 2 meses. E no final deste texto coloquei o material produzido por ela.


Primeiro pedi para que ela escrevesse o seu nome se que tivesse nada como referencia apenas o que sabia, então logo pude perceber que apresentou problemas cognitivos na construção do todo e das partes constituintes da palavra.

Ela escreveu algumas letras que já tem conhecimento e aquelas que não sabia fez símbolos como forma de representação gráfica do que tem conhecimento de acordo com o numero de letras da palavra apresentada. Quando escrevi algumas palavras e pedi que escrevesse da mesma forma que estava ali, ela reproduziu algumas letras e simbolizou algumas que não tinha conhecimento e dizendo que não sabia escrever aquela letra, então repetiu algumas vezes junto à palavra.


Após eu identificar e escrever as letras L, N, P que foram as Letras que sentiu dificuldades ela repetiu demonstrando querer avançar na construção do seu conhecimento.

Outro ponto observado por mim foi a interpretação da escrita, pois tem contato com variados gêneros e tipos textuais, o uso de mídias, jogos e programas educativos favorecem grande ampliação do conhecimento ajudando na aprendizagem.


Para finalizar, o nível de conhecimento da Alana tem aumentado de acordo com os contextos e situações criados no âmbito familiar, escola e na vivencia social dela trilhando o caminho onde ela não seja uma reprodutora ou copiadora, mas que vivencie e construa o seu conhecimento.



Nenhum comentário: