terça-feira, 28 de julho de 2009

Conclusão de curso!

Nesta quinta feira, estaremos concluindo o curso de Tendências atuais da língua portuguesa e pude perceber a evolução do meu conhecimento, pois durante este período foi trabalhado nova metodologia de avaliação e junto veio a necessidade de novas leituras, o uso de tecnologias que foi amplamente discutido e explicado pelo prof. Ivan Amaro, inclusive com texto informativo como construir um portfólio eletrônico colocado como avaliação formativa, tendo como objetivo a aprendizagem.
No que tange a leitura, pude compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem, conhecer como são construídos os processos iniciais de leitura e escrita, os contextos de alfabetização na aula, as práticas de linguagem oral e alfabetização sob a perspectiva sociolinguística, os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem, a interpretação da escrita antes da leitura convencional e o uso da oralidade e escrita no ensino da língua materna sempre problematizando as práticas e metodologias a fim de buscar o melhor caminho para a aprendizagem da criança.
Em fim, posso afirmar que termino este curso com a certeza da evolução do conhecimento podendo ser aplicado em futuros trabalhos, espero que todos os companheiros de curso também tenham percebido a evolução de suas aprendizagens. Agradeço ao prof. Ivan Amaro e a todos os companheiros pelas discussões e reflexões e que possamos nos encontrar em breve, grande abraço!